Neste domingo, 2 de julho, Fortaleza lança programa Leão da Paz

Neste domingo (2), o Fortaleza Esporte Clube lança o Programa Leão da Paz, durante o jogo contra o Confiança, no Estádio Presidente Vargas. A iniciativa visa promover momentos de lazer, descontração, união e emoção junto aos torcedores, incentivando a cultura da paz, dentro e fora dos estádios. Intervenções vão acontecer desde às ruas que envolvem o entorno do estádio, passando pela chegada, entrada, permanência dos torcedores, até o final do evento.

Para trazer um clima de amizade e socialização, as ações têm início antes mesmo de a bola rolar. A ida ao jogo já terá um clima todo diferente, com apresentações de humoristas e mímicos nos cruzamentos do entorno do Estádio Presidente Vargas, dando ênfase a mensagens sobre o comportamento pacífico. O clima de paz será reforçado também com faixas levadas pelas leoninas, que ficarão no cruzamento das ruas Senador Pompeu com 13 de Maio, e na Praça da Gentilândia.

Para marcar a chegada ao estádio, mais novidades. Humoristas vão ajudar a organizar e animar as filas da bilheteria e entrada, trazendo no bom-humor uma arma certeira contra qualquer estresse. O reforço será dado por alunos do curso de Educação Física, que foram capacitados e atuarão como “stewards” (orientadores de estádio), utilizando uma estratégia educativa e cordial para direcionar o fluxo de pessoas e controlar os portões de acesso.

A entrada no estádio também traz um olhar humanizado. Após a revista, realizada pela Polícia Militar, voluntários da Igreja Batista de Fortaleza, vestindo uniformes do time, vão realizar o “abraço grátis” (Free Hugs), movimento social que envolve pessoas oferecendo abraços, pela cultura da paz e igualdade entre pessoas.

Para o setor amarelo, onde historicamente fica a Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), haverá pula-pula para as crianças antes do jogo, iniciativa que busca incentivar o clima familiar, com a ida dos jovens torcedores ao estádio.

A entrada do time em campo será outro destaque do Programa Leão da Paz. Além dos jogadores do Fortaleza entrarem acompanhados de crianças, o time do Confiança também terá a presença dos pequenos. No caso, serão os integrantes do projeto social “Bate Lata”, da Comunidade Santa Fé. Para emocionar a todos os presentes, as 11 crianças vão levar seus instrumentos musicais, feitos de materiais recicláveis, como latas de tintas e tambores de plástico. O grande momento será quando estes garotos se dirigirem ao centro do campo, para tocar e cantar o Hino Nacional Brasileiro, antes do início da partida.

Estes mesmos jovens vão ainda se apresentar para a torcida no intervalo do jogo, acompanhados pelas leoninas, que vão estar em campo com faixas sobre a cultura de paz. Para envolver também os policiais militares neste clima de união e valorização da vida, o presidente do Fortaleza Esporte Clube, Luiz Eduardo Girão, e o Coronel Carvalho irão sortear uma blusa oficial do Leão entre os policiais que estarão em serviço durante o jogo, como forma de valorizar a sua atuação.

Fechando a programação, no fim da partida, haverá musicalização, com mensagens de união, bem-estar e solidariedade, para que o torcedor volte para casa com tranquilidade. “Queremos reforçar a cultura da paz nos estádios, envolvendo todos os presentes para que os jogos de futebol sejam sempre momentos de segurança e lazer para as famílias presentes”, comenta Luiz Eduardo.

Tricolores visualizaram essa página: 2018 Vezes